Quando vamos nos mudar para algum lugar, país, estado, cidade ou bairro, dificilmente nos perguntamos: Por que morar ali?
Raramente procuramos conhecer o bairro ou a cidade onde pretendemos nos estabelecer. Geralmente visitamos um empreendimento e após a apresentação de praxe, verificamos se cabe no orçamento; entrada, prestações, condomínio, etc e decidimos pela compra.
Quase sempre, ao termino do processo o corretor olha-nos nos olhos e diz: "Parabéns, o senhor fez um excelente negócio."
Na verdade, ele esta preocupado apenas com a comissão que receberá.
Com o passar do tempo, descobrimos que não foi um negócio tão excelente assim. E o pós venda então? Deus nos acuda. Sem contar que se precisar de um financiamento bancário, a tormenta será maior ainda. Após apresentar documentos pessoais de comprador e vendedor, do imóvel, certidões,etc, terá que esperar no mínimo quatro meses até liberação.
Pensando nisto, resolvi analisar a questão e responder a pergunta: Por que morar em Jundiaí?
Comecemos pela localização entre dois grandes polos; São Paulo e Campinas, a 40 minutos de qualquer delas, cortada por duas grandes rodovias, a Anhanguera e a Bandeirantes no sentido norte/ sul, a Dom Gabriel a oeste sentido Itu e Sorocaba e a Constâncio Cintra a leste no sentido Itatiba e cidades das águas, facilitando a acesso a outras importantes rodovias como Dom Pedro e Fernão Dias, além de outras secundárias. Outro atrativo para a cidade é a Serra do Japi, um complexo de mata atlântica, tombada em 1983. A maior parte da área preservada fica em Jundiaí e a prefeitura municipal mantém um grupamento da Guarda Civil Municipal, especializada na preservação, combate a crimes ambientais, com uma base no bairro Eloy Chaves com veículos próprios para o patrulhamento de toda extensão da serra.
Mas para se morar em uma cidade não bastam apenas essas facilidades de locomoção e proximidade de uma grande área de mata preservada. Assim, falarei em outras oportunidades sobres os bairros, condomínios, como chegar e sair, as ruas e avenidas, pontos turísticos, segurança, saúde e tudo que possa ajudar a decidir morar ou não em Jundiaí.
Sou João Albino, corretor de imóveis, técnico em turismo e técnico em edificações.