Omar Talih


localizar

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Minha vida sem deuses

Desde a infância os deuses e seus demônios me perturbam e vivi parte de minha vida em conflito com eles. Quando ouvi pela primeira vez o nome "espírito santo" e me disseram que era uma pomba, hoje sei que é um pombo, não há fêmeas na trindade, pensei; "Que coisa idiota" e desde então começou a guerra. Todo tipo de ameaças, castigos e certeza de fogo eterno no inferno, me foram feitas. Naturalmente nunca disse a ninguém que isto me afligia. Então quando as coisas ficavam ruins e não foram poucas vezes, sempre pensava que o tal 'espírito pombo santo' estava me castigando por acha-lo idiota, bobo, e sem sentido. E, as dúvidas cresciam cada vez que havia um velório de criança. Eram muitos. Tantos que não consigo mencionar. Pelo menos dois por semana. Eu me perguntava por quê?. Se havia um deus tão poderoso, por que as crianças morriam daquela forma? Ficou gravado na memória e só terminará quando eu não mais existir. E os adultos? Vinte e cinco anos era o auge e aos 40 anos já era velho, não chegando muitos aos 50. Raros eram os que passavam dos 60 anos. Via miséria, fome e uma semi- escravidão e não entendia o pecado que as pessoas haviam cometido para serem tão castigadas. Nas vezes que fui à igreja, não conseguia ver sentido naquilo. Senta, levanta, canta mantras e rezas e uma pessoa fantasiada lá na frente falando de uma época distante, sobre um lugar que não fazia ideia de onde era, de profetas, milagres, castigos e recompensas se fizessem isso e aquilo. No mundo real, acabara a 2ª Guerra Mundial à pouco, então houve a Coréia e minha infância estava no Viet-Nan, Yom kipur, (dia do perdão?) a guerra dos 6 dias, no golpe militar e na miséria e morte que aumentava da mesma forma que as dúvidas. Mas não tinha como fugir. Me sentia preso num poço de piche, areia movediça, que me sufocava a medida que tentava me livrar daquilo: Religião. Senti o racismo na escola, discriminação, agressões físicas e obrigação de "rezar" antes de começar a aula. Era contraditório a mesma pessoa que falava de amor e bondade de deus, destilar tanto ódio. Não me lembro de um ano que não estivéssemos em guerra. Os meios de matar evoluíam de maneira assustadora. Entra um papa, visita países, multidões se acotovelam, acendem velas e... nada muda. Onde estaria esse deus que 'ama' sua criação? Silêncio. Mas seus mensageiros auto nomeados "representantes dos deuses" interferem na minha vida, na vida das pessoas, na política, na ciência e nos mantém na idade das trevas. "O homem quer ser deus", isto é uma ofensa, diziam eles. Impedem pesquisas, amaldiçoam cientistas pois não os podem queimar, sub julgam as mulheres, controlam seu corpo, sua vida e as mantém submissas, incriminando-as, prendendo-as, matando-as se desobedecerem e não fizerem como manda a religião; todas elas. Então, onde está esse deus? Talvez fazendo guerra com tantos outros deuses que existem mundo a fora, matando seus seguidores numa "guerra suja a que chamam santa". Não preciso de deuses, continuo acreditando que é "idiota um pombo santo" e mais ainda ver pessoas se matando em nome de allah, deus, krishna ou seja lá o nome que derem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário