Omar Talih


localizar

domingo, 22 de março de 2009

quinta-feira, 19 de março de 2009

A "sagrada" família.


Há pouco a comentar em um universo tão heterogêneo. Cada um é uma galáxia com seus mundos e buracos negros...sois, estrelas... Luz e escuridão.

segunda-feira, 16 de março de 2009

CRESCER

(ENVIADO POR UMA AMIGAS QUE PRESO MUITO: EUGENIA)

Ao olharmos para o homem, notamos que todos somos iguais e capazes das mesmas coisas. O corpo : cabeça, tronco,membros.
A mente é o bom acabamento do homem. E o espírito é o complemento definitivo da mente.
E você sabe onde está a diferença ? A diferença está no crescimento.
Uns querem crescer, outros não dão importância. E você, quer crescer ?
Sabe o que é crescer ?
Crescer é viver em absoluta harmonia e paz.
Crescer é poder ajudar alguém e a nós próprios.
Crescer é ficar calmo e observar.
Libertar os males que estão sepultados na mente.
Crescer é melhorar a consciência, a mente, o corpo, do qual você é apenas um hóspede.

Quando o homem não cresce o que acontece?
Há muito tempo que a noção:
Do que é bom, do que é mal.
Do que é certo, do que é errado.
Do que é honesto, do que é desonesto.
Do que é justo, do que é injusto.
Do que é altruísta, do que é egoísta.
Do amor, e do ódio.
Do que é alegre, do que é triste.
Do que é possível, do que é impossível.
E o efeito dessas coisas positivas e negativas sobre o homem, sobre sua mente e cada uma das suas células, se cobre de pó e teias de aranhas nas prateleiras da ignorância, imposta por interesses pequenos dos que temem a Verdade.

Eu quero crescer !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Se você quer crescer viva em perfeita harmonia e paz. Fique calmo e observe. Ajude os outros e a VOCÊ. Liberte os males que estão sepultados na sua mente.

FAÇAMOS EXISTIR GRANDES HOMENS.

(Dr. Celso Charuri)texto.v

sábado, 14 de março de 2009

HOMENAGEM

Uma homenagem a uma amiga que adoro.
Dani..... minha pretinha preferida.



Imagem inexquecível


quarta-feira, 11 de março de 2009

Sopão Popular



No final dos anos 70, o ministro do governo militar era o Sr. Delfin Neto. Era chamado de super ministro e teve uma idéia miraculosa, embrião do "Fome Zero" e pretendia encher as panelas dos pobres. Naquela época fiz este desenho em caneta, mas não o publiquei.
Acabaram de esvaziar as panelas do povo e deixaram uma grande frustração. Nunca houve punição para o sumiço do dinheiro, empregos e salários dos trabalhadores. Como vemos, a corrupção grassou pelo país. Os mesmos que mandavam naquele tempo, continuam no poder.
Hoje, vemos que eles continuam a despejar em nossas caras, a mesma sopa de podridão de sempre. Violência, corrupção, descaso na saúde e educação e abandono da segurança.
2010 teremos eleições novamente para presidente. Em quem votar?
Naquele que coloca as forças policiais do estado para guerrearem, ao invés de dialogar!
Na cópia mineira do playboy Fernando Collor dos anos 90?
Na Dilma, cópia da Margareth Tatcher atualizada, meio imitando a Hilary.
Acho que lá vem um outro Sopão Popular. Quem viver verá.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Bodas de Prata

Há muitos anos, um amigo meu, se casou. Dizia-me que não entendia porque fizera aquilo. Foi algo quase sem pensar e então lá estava ele, casado.
Percebera que tinha entrado em uma estrada longa e sem volta, com desvios para outras. Poderia até abandonar aquela, mas os passos deixados ali ficariam marcados para sempre. Era, segundo ele, uma estrada em que seria necessário muita atenção. Havia buracos, desníveis e logo no início da jornada, percebera que seria preciso coragem para prosseguir até o fim; prometido ou desejado. Com o passar dos anos, outros vieram se juntar a ele e a sua companheira com quem havia começado a viagem. Muitos foram os tropeços. Houve momentos que parecia ter perdido o caminho, se desviado. O cansaço por vezes o abateu, quase levando-o a desistência. As exigências eram muitas. Fez promessas para encorajar seus acompanhantes, mas não cumpriu todas, era lhe impossível. Tinha que dividir pouco com muitos e sempre havia alguém insatisfeito.
Um dia, quando via o mato tomar conta da estrada, os buracos aumentarem assustadoramente e disposto a abandonar tudo, ouviu uma canção que dizia: "Para que procurar novos caminhos, quando é fácil consertar a velha estrada".
Passaram se os anos, consertou pontes, tapou buracos, roçou o mato. Mas sua luta parecia em vão. A estrada estreitou-se, a fadiga e o peso dos anos fizeram-se sentir.
Hoje há apenas um trilho, um caminho estreito, muitas vezes coberto pelo mato que cresceu. Há momentos em que se sente perdido. Seus acompanhantes, buscam agora seus próprios caminhos, suas estradas com todos os problemas que elas tem em seu leito.
Sua companheira, aprendeu a andar sem sua ajuda e prosseguir juntos em uma estrada onde cada passo é dado com dificuldade, pode, se quiser, pegar um atalho e buscar novos rumos.
Quanto a ele, meu amigo, sentou-se a beira do caminho e mostrou-me uma espécie de poema que fez para comemorar vinte e dois anos de viagem:

"... Pelo sexo prazeiroso e abundante,
Pela sensualidade e envolvimento.
Pelo dialogo sempre envolvente,
Apaixonado e fértil de idéias e ideais,
Pela amizade sincera, pela confiança e cumplicidade,
Pelo apoio moral,
Pela presença constante nos momentos de angustia,
Pelos segredos compartilhados,
Pelas cumplicidade nas fantasias,
Pelo amor sincero, pela dedicação nos momentos de dúvidas,
Pela parceria e pelos planos...
Por tudo isto que NÃO tivemos nesses vinte e dois anos....
O que dizer?
Vou buscar uma Coca Cola e já volto !?"

Outros tres anos se passaram, faz agora Vinte e Cinco. Bodas de Prata.
Olhando para trás, vê que muitos erros houveram. Faltou dialogo, planejamento, preparação para um tempo em que a estrada ficaria mais deserta, estreita e difícil de se caminhar por ela.
Não há remorsos, arrependimentos. A companhia que teve nesses anos aliviaram os fardos e ele, meu amigo, se sente feliz em vê-los desbravando seus caminhos e transpondo seus obstáculos. Sente-se orgulhoso de fazer parte desta história, de vê-los fortes, saudáveis, lindos.
Se valeu a pena? Sim, por eles faria a viagem novamente.
Quanto a bodas.... melhor não comemorar. O desejo de buscar aquela Coca, continua latente.

sábado, 7 de março de 2009


Fonte: Revista Ser Médico
nº 32/ 2005

Arrufos, de 1887
BELMIRO DE ALMEIDA

(ILUSTRA O TEXTO ABAIXO)

sexta-feira, 6 de março de 2009

O INIMIGO DORME AO LADO

Pessoas se conhecem, se apaixonam, as vezes se casam e vão morar juntas. O que parece ser o encontro da cara metade, a realização de um sonho, o encontro da felicidade vai ao poucos (ou não) se transformando em pesadelo para um dos parceiros ou para ambos, mas geralmente a mulher sofre mais.
O companheiro que era cheio de galanteios e romântico, transforma-se. Tira a mascara e mostra suas garras. É um lobo ávido por devorar a presa com quem divide o teto. Naturalmente disfarçado de bom moço na presença de pessoas do convívio ou estranhos que tecem grandes elogios ao parceiro trabalhador, honesto e carinhoso. Muitos dizem não acreditar nas agressões físicas, psicológicas e principalmente sexuais.
É uma pratica muito antiga, tão velha que não se sabe quando começou ou como. O porque dá para deduzir.
Todas as religiões apoiam a submissão da mulher que tem o papel "divino" de gerar varões, primogenitos machos, aqueles que herdarão tudo e darão continuidade a casta e atrocidades.
Quanto a elas, até poucos anos não tinham direito nem a identidade, pois perdiam o nome de família para submeter-se ao do marido.
Hoje, há um certo avanço. Elas galgaram alguns degraus, conquistaram espaço. Entretanto ainda há resistência. E muita. É só olhar as estatísticas, os noticiários.
países e não são poucos onde o valor da mulher é o mesmo de séculos atrás: nenhum. O macho é o todo poderoso. Ele pode tudo. Ela muito pouco, quase nada.
Qual religião tem uma mulher como líder máximo? Muçulmanos, católicos, evangélicos?
Somente no espiritismo, mas esta religião pagã é condenada pelas outras e seus seguidores queimarão no fogo do inferno, está na bíblia. Não há porque dividir o poder. É a lei. E a lei?
O que diz e faz a lei? No geral muito pouco nos países ditos democráticos e nada nos outros.
Não há punição nos primeiros e´é um direito legal nos outros. É só observar o numero de mulheres assassinadas e mutiladas mundo afora.
Está tudo errado. Elas ainda terão que lutar muito e combater muitas vezes o conformismo de muitas que teimam em ajudar a manter a opressão.