"DIA INTERNACIONAL DA MULHER".
Muitas flores serão distribuidas em diversos lugares e muito se falará sobre sua força, beleza e que são as "rainhas" do lar.
Cada ano que passa mais se perde o real significado desse dia e é transformado gradativamente numa festa onde há pouco a se comemorar.
Há também uma grande confusão sobre como se iniciou esta comemoração e quais motivos levaram tal data a ser dedicada as mulheres. O incendio que matou as operárias americanas ocorreu no dia 25 de março e foi um acidente que entrou para o imaginário, mas foi um dos fatos que contribuiram, sem dúvidas. Porem somente em 1975, a ONU estabeleceu a data de 8 de Março, como Dia Internacional da Mulher.
Hoje o que vemos é uma violencia absurda que mata, aprisiona, destroi sonhos, carreiras e famílias.
Muitos agressores e assassinos não são punidos e quando são, recorrem por anos e anos até cair no esquecimento, pois todos os dias há novos casos e a impunidade, brechas na lei, dinheiro para advogados e descaso de autoridades, servem como incentivo para tantos "trogloditas" despejarem sua raiva e bestialidade em suas companheiras.
Com a tecnologia, internet e grande facilidade de se conhecer pessoas pela rede, vemos mais ainda a violencia se espalhar e tantas mulheres serem mortas por motivos banais.
O que comemorar então, neste dia 8 de Março?
A lei Maria da Penha? As delegacias da mulher?
Com certeza pouco se falará sobre isto, mas sabemos que serão mostradas como objeto em peças publicitárias e amanhã, tudo voltará a ser como antes, numa antítese à música "Nada será como antes", homens violentos espancarão, violentarão e matarão suas companheiras sem nenhuma punição.
Feliz DIA INTERNACIONAL DA MULHER, feliz?
II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague em 1910
Nenhum comentário:
Postar um comentário