Omar Talih


localizar

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tragédias de todos nós.



Há algum tempo houveram vários incêndios em favelas da capital paulista deixando desabrigadas centenas de famílias. O governo federal mal tomou conhecimento, o do estado prometeu e nada fez, afinal eram apenas pessoas pobres, excluídas ocupando um espaço muito valorizado e num clara limpeza sócio-econômica, aos poucos medidas para evitar nova ocupação foram tomadas e a posse da área garantida aos proprietários, não importando a função social prevista na constituição, e como no caso do Pinheirinho, não importando sequer a dívida de milhões do tal dono para com a união, logo, também com o povo que ocupava a área e queria pagar por ela. 
No Rio, temos visto desastres acontecerem sempre do mesmo jeito e na mesma proporção trágica. Milhares morrem, o governo federal envia recursos, as autoridades locais recebem e não se sabe como e porque, nada é feito até a próxima tragédia. Passam os anos e os responsáveis por receber e distribuir as doações enviadas para as vítimas, se apoderam e as vendem descaradamente ou simplesmente as abandonam para apodrecerem em algum galpão pertencente a prefeitura.
No caso dos incêndios em casas de shows, é notório que nada se aprende com os erros vividos em outros lugares. Mais chocante é ver a idiotice daqueles que sem nenhum conhecimento, se atrevem a brincar com fogos de artifício em lugares fechados e com poucas ou nenhuma saída para se usar em caso de acidentes.
Quando ocorre uma tragédia nesta proporção, vemos "famosos" do mundo todo postando seus sentimentos de dor e solidariedade com as vítimas e familiares, não sem antes vestirem aquele modelo que estava guardado para uma ocasião tão especial como esta. Parecem aqueles personagens de novela que mal tomam conhecimento do fato e estão lá com o ultimo modelo para ser fotografado e comentado nas páginas sociais. Foi só mais uma tragédia, logo cai no esquecimento, dificilmente serão punidos os verdadeiros culpados e na primeira oportunidade que houver, alguns estelionatários da fé virão dizendo que é obra do diabo porque aquelas pessoas estavam numa boate e não em alguma das centenas de igrejas dando sua contribuição para que deus as recompensem e lhe reserve um lugar no paraíso.  

Um comentário:

  1. é triste ver a descriminação que há com as pessoas é muito triste, somos seres e deveriamos ser medidos por isso não pela posição social
    beijos

    ResponderExcluir