Omar Talih


localizar

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Escolhas

A vida é como uma grande festa. Somos convidados de honra e participamos dela queiramos ou não. Durante o tempo que aqui permanecemos, um garçon, a vida, passa nos oferecendo coisas em sua bandeja. Somos livres para pegar ou não o que ela nos oferece e saborear seja doce ou amargo. Se nada pegamos, o garçon continua a oferecer para os outros convivas e pode ser que não volte mais a nos ofertar aquele prato. Muitas vezes nos arrependemos de não te-lo aceito no momento certo e ficamos em vão torcendo para que ele volte. Outras vezes ficamos tão afoitos com a aparência de uma iguaria que a devoramos com avidez e depois temos uma tremenda dor de estômago. Exemplos:Alguém nos convida para um passeio e negamos, por qualquer razão que seja e depois ficamos com aquele ar de arrependimento por não te-lo aceito. Noutras, ficamos tão encantados com a companhia que nos é oferecida e sem olhar direito nos entregamos a uma gravidez indesejada ou a uma doença venérea.A vida é assim, cheia de escolhas. Queiramos ou não temos de fazê-las e saborear seu sabores amargos muitas vezes e de longa duração, doces no principio e se deterioram com o tempo. As escolhas são em geral fáceis de se fazer, o problema é que não conhecemos o conteúdo do objeto escolhido até que não possamos mais nos livrar dele com facilidade, veja o preço que pagou a menina Eloá numa escolha mal feita, mas felizmente há exemplos de escolhas bem sucedidas; Martinho da Vila que começou a namorar uma garota de 16 e ele tinha 49. Deu certo, rendeu muitos poemas e músicas de sucesso, hoje eles tem 8 filhos e são tão apaixonados um pelo outro que parece um conto de fadas. Ela o escolheu.
Felizmente, durante a festa temos muitas escolhas a fazer. Podemos com o tempo e experiência, recuperar o caminho e saborear sabores mais agradáveis ou continuar escolhendo coisas que nos farão pagar caro quando a festa estiver acabando para nós, pois para os outros ela continua.
Assim, somos responsáveis pelas nossas escolhas, boas ou más e delas nos alimentaremos até o dia que seremos convidados a nos retirar para a eternidade do mundo dos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário