Omar Talih


localizar

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Reféns e Cumplices.

Hoje em dia, todo cidadão sente-se refém e vive trancado em suas casas, cercados de grades, alarmes, cães e vigilancia particular. É a geração do medo.A insergurança é uma " companheira" indejada, porém não nos abandona, é fiel e esta em todos os lugares. Nos shoppings, nas ruas, nas igrejas, no transito, enfim em todo lugar onde possamos estar. Mas por que chegamos a este ponto? Quem é o responsavel ou responsáveis por esse caos, essa tragedia que nos abate e nos faz prisioneiros em nossos lares?Antes de tentarmos responder ou buscar culpados para serm sacrificados, temos q2ue analisar que alguns fatos saõ as raizes da questão: IMPUNIDADE e CORRUPÇÃO. a CERTEZA da IMPUNIDADE leva a CORRUPÇÃO ATIVA e PASSIVA.Mas a questão é: Quem é o responsavel por meu filho estar em PRISÃO DOMICILIAR e com a LIBERDADE VIGIADA, se ele não cometeu nenhum crime?Uma analise fria sobre o assunto e olhando-me no espelho, vejo o culpado: Eu, cidadão comum, homem de bem, sou o culpado. Sou cumplice e refém da violencia, da corrupção e da impunidade que me violenta e aprisiona a mim e a minha familia. Sou cumplice quando me omito nas questões sociais e não participo de nenhuma decisão na comunidade, na escola de meus filhos... Sou cumplice quando elejo os " Malufs, Pittas e Collors". Sou cumplice quando dou meu voto aos " Politicos" que nomearão os Nicolaus, qe nos roubam descaradamente, as Jorginas que grassam pelas repartições publicas ou os juizes que vendem "favores" usando de um poder que eu próprio dei eles.Sou cumplice e sou culpado quando voto no que rouba mas faz e me nego a participar da vida politica. Sou cumplice quando digo que sou apolitico e apartidario. Quando vendo meu voto por um churrasco ou a promessa de emprego.As vezes olho para trás e vejo o rastro deixado, marcando e apontando minha cumplicidade em tudo isto. Omiti-me quando o PELÉ ao fazer o milésimo gol pediu para olhar pelos meninos de rua. Vejo que ele tinha razão, entretanto esbravejei, roguei pragas e fiquei quase roxo de raiva quando ele, Pelé, disse que eu não sabia votar. Muitos dos corruptos que eleji posteriormente, sairam em minha defesa e eu os aplaudi, dei-lhes o poder que queriam e tornei-me prisioneiro de minha própria vasidade e ignorancia.Olhando-me ali diante do espelho, vi-me na "Marcha com Deus pelas liberdade", aplaudindo o Governo Militar, o Esquadrão da Morte, o milagre brasileiro, compra da LIGHT que já era nossa, as usinas nucleares que devoraram bilhões de dolares, a falencia da saude e do ensino publico. Vi-me calado diante das injustiças e fui massa de manobra de tantos politicos corruptos que não sei o que sou: Vitima ou culpado pela violencia, pelos presidios super lotados com nossa juventude; a idade media da população carceraria é 25 anos.Hoje, estarrecido, aterrorizado com o PCC e pelo crime organizado, vejo velhas raposas mostrando suas Honestas caras na televisão se ploclamando os salvadores da patria, os donosda verdade e da moral, as igrejas se omitindo ou mantendo o "Rebanho" passivo enquanto o lobo as devora ou dividindo-os como já fizeram antes,pedindo que as ovelhas sejam sacrificadas aos poucos pois podem se assutar e reagir, ou ainda com medo de perder o rebanho saem em timida defesa. E assim vamos caminhando.Vejo com certo pesar que uma nuvem se forma sobre meus olhos e o esquecimento começa a se apossar de meu corpo. Sei que novamente votarei nas promessas, que serei contra as greves de quem quer que seja, mesmo sendo justa, pois serei beneficiado pelos resltados e não serei chamado de grevista, comunista e desordeiro. Serei contra o MST, contra o PT, porque o lula é o culpado pelas greves e pelo desemprego, não os maus governantes e os politicos corruptos ou oempresario inescrupuloso que sonega impostos e só ve lucros. Serei um honrado cidadão, um "Operario Padrão", apoiarei a entrega de todos os bens do pais em privatizações e aplaudirei de pé quando vir os mesmos em palanques me contando e prometendo as mesmas mentiras, afinal do que reclamarei se a escola publica tiver qualidade, se a saude e o saneamento funcionarem, se não houver filas. já estou tãoacostumado com isso que me sentiria desconfortável se fosse de outro jeito. Si que não me sentiria bem sem as grades que cercam minha casa, sem os alarmes no carro, sem a vigilancia nas ruas, sem meus cães no quintal. Como sentiria falta do governo militar se o civil desse certo?Ainda diante do espelho, vejo-me envolto em espessa nuvem e digo a mim mesmo: Sou vitima. Mas porque lamentar. Tenho a novela das oito para me distrair, os telejornais me manter informado, os shows do milhão que enriquecem minha cultura e os shows do Mallandro, do Ratinho, do Gilberto do Raul para me divertir. Tenho até os Casos de Familia, as Marcias para discutir quaisquer baixarias que ocorram em minha vida.Cumplice Eu???Sou apenas um cidadão honesto, apolitico e apartidario que vai as igrejas, dá seu dizimo e paga seus imposto...Todos eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário