Noutro dia comentei com alguém que as novelas emburrecem as pessoas. Ela se sentiu ofendida, pois é uma pessoa culta e lê todo tipo de revista, assiste a todos os programas possíveis, inclusive novelas mexicanas e chora toda vez que assiste 'Ghost', mesmo sendo o numero zilhão. Tentei explicar, com "X" e não com 'S', que não me referia a ela especificamente, mas não houve conserto.
Busquei informações, pois elas existem em algum lugar, para saber até onde havia exagerado. Lendo uma revista dos anos 80, encontrei uma notícia de que a extinta T.V. Tupy, havia adquirido uma série de desenhos da Mafalda, que deveriam substituir Tom e Jerry, por ser muito violento e proibido em diversos países, mas estava inédito até a data. A tv Tupy faliu, o Silvio Santos comprou os direitos e fundou o SBT. Pelo que vi, a Mafalda foi esquecida e o Chaves entrou no ar e não saiu mais.
Hoje analisando a programação que temos a nossa disposição e a audiencia em alguns deles, acho que minha amiga tem razão: As novelas sozinhas não emburrecem as pessoas. São um conjunto de programas voltados para essa finalidade. Poderia enumerar alguns, mas seria injusto com outros.
Programas religiosos que competem com os shoptv, novelas que não mudam o roteiro, apenas alguns personagens, acontecem sempre entre Rio e São Paulo e alguns países desenvolvidos.
Quanta cultura existe num programa Silvio Santos, que é absolutamente o mesmo nos ultimos 40 anos,
no Faustão, Gugu, e tantos outros que seguem a mesma linha. Apenas cópias baratas de algum programa americano. E os 'realitys' que grassam pela tv em horário nobre e vaza pela noite com absurda audiencia. Realmente as novelas não emburrecem as pessoas. Com a programação disponível, aprendemos a votar e escolher com seriedade os nossos governantes. Não estou falando do Lula.
São os Malufs, Genuinos, Arrudas, e tantos outros que me sinto perdido em meio a podridão.
Por que será que não se consegue livrar o país do militarismo repressivo que herdamos da Ditadura Militar, ditabranda para a Folha de São Paulo que é desconhecida pelos acreanos, para sorte deles, pelo menos é o que pensam alguns intelectuais aqui do sul maravilha. Creio que realmente estou enganado. As novelas não emburrecem as pessoas, apenas as aculturam e facilitam a manipulação.
espero que essa sua amiga não seja a mãe...
ResponderExcluirConcondo com tudo o que você disse!