Omar Talih


localizar

sábado, 26 de dezembro de 2009

Então... se foi o natal!

Semana corrida. Preparativos muitos! Comprou-se tudo; comidas, tantas, bebidas idém. Brinquedos e lembranças... nem se fale.
Nesta semana, tiramos do armário a máscara empoeirada do espírito natalino e a vestimos. Apanhamos o saco cheio de hipocresia e o penduramos nas costas. Será um companheiro inseparável por uma semana ou duas, até 2 de janeiro do próximo ano. Distribuimos sorrisos amarelos, abraços com vontade de esganaduras, (alguns sinceros), beijos com sabor de cicuta. (conium maculatum)
É natal, o bom velhinho encorpora em todos. Glutões.
Bebe-se além da conta, por conta do natal. Come-se como porcos selvagens, que não sabem quando terão outra oportunidade, talvez na passagem do ano.
É engraçado o natal: Mulheres confinadas nas cozinhas, cheirando a pernil assado misturado com caldas das sobremesas. Homens reunidos pelos bares. Jogos, conversas tolas, bebidas e desejos de "Feliz Natal" a pessoas que passaram o ano a virar o rosto e negar um "Bom Dia".
Crianças... ah! crianças. Como diria Vinícius:
"... Ai a criançada toda chega e acabo achando Erodes natural...", são anjos a correr pela casa, mexer em tudo, quebrar algumas coisas... choro, manha... coisas de crianças.
As horas passam... mulheres na cozinha, homens nos bares, mas tem a T.V.
Voce muda de canal e tem a impressão de que o controle esta quebrado. Filmes bíblicos, há vinte anos os mesmos. Todos os programas são iguais; apresentadores, cenários, temas... decoração. De coração?
Papai Noel! Um velho safado, balofo, pedófilo que adora colocar criançinhas no colo e prometer-lhes presentes, caso elas sejam 'boazinhas'.
A ceia é um capítulo a parte. Reunião de familiares e agregados que não se veem a quase um ano. Que ótima oportunidade para reclamar da vida, do governo, falar das inúmeras doenças que o acomete, do coitado do vizinho que morreu de enfarto e outros que estão moribundos a espera da morte.
__ Como voce engordou! Lembra um deles e todos caem em gargalhadas, menos voce.
Meia noite! Começa a "Missa do Galo", transmitida ao vivo. E não adianta mudar de canal. Há outras tantas igrejas no ar, pregando o espirito do natal, reforçando a mentira contada a tanto e com tanta fé, que parece verdade.
.... Enfim, passou o natal, daqui a pouco será um novo ano... carnaval! Que venha 2010!

2 comentários:

  1. Já disse: Natal é para os fracos, eu fico só com os presentes!

    ResponderExcluir
  2. Presentes, eu nao acredito no natal but I believe in the gifts!!! :P

    ResponderExcluir