Omar Talih


localizar

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Ajuda Humanitária.

Temos visto o planeta sacudir e as catrastrofes assolar países mundo afora. Terremotos, frio intenso, chuvas, ondas gigantes, vulcões. É o fim dos tempos, dizem os mais velhos e crentes nas religiões. É castigo de Deus, já ouvi muitos dizerem. Está na biblia, os profetas previram... As vezes nos esquecemos que nosso planeta tem vida própria e age de acordo com a física e outras ciências  a que esta sujeito. Não há castigo de Deus ou simplesmente uma ação humana que tenha levado a tais fatos. Muitas outras civilizações foram extintas no correr dos milênios. Acreditamos sermos privilegiados, por que cremos que há um Deus que nos olha e protege. Isto nos ajuda a passar por esses momentos difíceis, mas não é a explicação mais lógica.
E sensatez nunca foi o forte na humanidade. Esquecem que vivemos, raramente, 105 anos ou menos e isso para o universo são como alguns segundos para nós. Assim como os habitantes das Ilhas de Páscoa, destruiram suas floresta e tiveram que se mudar e foram extintos, o povo do Haiti também destrui tudo que havia por lá e agora sofrem com terremotos. Serão extintos, estão recebendo o castigo dos deuses por seus atos e por suas "macumbas", como disse o embaixador? É claro que não, senão a Europa não existiria mais, quiçá os EUA. E nós brasileiros? estamos sendo castigados pelo desmatamento na amazonia, pela transposição do São Francisco? Bobagem! São apenas fenomenos naturais que ocorrem de tempos em tempos. Em São Paulo, houve chuvas e alagamentos piores que os atuais e não foi pela ação dos habitantes do lugar. É que nos incomodamos com o que esta acontecendo no presente, pois desconhecemos ou ignoramos os acontecimentos do passado e jamais estaremos preparados para o que ocorrer no futuro.
Como somos imediatistas, é mais comodo dar ajuda humanitária e recebe-las do que ter um fundo para isto, mesmo que não o utilizemos durante nossa existencia. Não plantamos árvores, por que não colheremos seus frutos. É mais fácil plantar hortaliças de uso imediato e que não servem de herança para as gerações futuras. Puro egoismo. E apesar do alto custo, continuaremos a dar e receber toda espécie de ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário