Omar Talih


localizar

terça-feira, 2 de junho de 2009

auto...BOICOTES!

Há algum tempo, tenho tentado entender certas coisas que fazemos conosco e com isso misturado alguns questionamentos: A Herança Maldita, O medo de ser Feliz e o auto Boicote.
Me parece que estas questões estão interligadas. A herança se refere àquilo que parece ter continuidade numa família. Ex; Avô acolatra, pai, filho e neto também alcolatras. O auto boicote é mais visível e temos exemplos que nos deixam atônitos: A cabeçada do Zidane no adversário durante a copa do mundo de 2006. Mais recentemente os escândalos do Robinho, acusado de estupro, o Ronaldo e os travestis e o Adriano e o abandono do futebol na Itália. Sei que são assuntos que geram polêmica. São atitudes que maculam a imagem e ofuscam a admiração que muitos tem por esses personagens. Acredito que a Herança Maldita, não exista na realidade, nós que de alguma forma a transferimos de uma geração a outra, assim essa corrente pode ser rompida. Temos a capacidade de dar novo rumo a coisas ruins e evita-las.
Quanto ao Medo de Ser Feliz, é algo muito mais pernicioso, pois leva àquelas pessoas tomadas por ele, medo, impedir que outras sejam Felizes ou obtenham sucesso. Isto não lhes trás nenhuma recompensa, somente o sentimento de vingança. "Se não sou capaz de ser Feliz, ninguém tem o direito de sê-lo." Esse medo sempre é ensinado na infância e enraizado durante toda a existência. São os "Não", Você não pode, você não vai conseguir, é melhor não arriscar...
Quantas vezes vemos pais desencorajando filhos por medo que triunfem naquilo que eles fracassaram. Quando tentam e não conseguem, ao invés de estender as mãos e ajuda-los a se erguerem, esses pais os censuram; "Não falei que você não era capaz!" E lá no fundo sentem-se vingados. São incapazes de superar seus medos e admitir que falharam por incompetência própria. Poucos são aqueles que incentivam sem esperar algo em troca. Muitos dizem " Estou contigo...tem meu apoio", mas na verdade estão veladamente interessados nas benesses que o sucesso do filho pode lhes trazer. É natural que jamais admitirão essa possibilidade, mas se questionados logo cobrarão; " Vai me negar, depois de tudo que fiz por você?".
Muitas vezes crianças são tratadas como um objeto de posse e são constantemente subornadas com presentes, transformando-as em pequenos escravos das vontades de pais inseguros e temerosos de que um dia perderão seu brinquedo para o mundo. Tentam de todas as formas adiarem o desejo de liberdade e responsabilidade pelos próprios atos. Muitas destas crianças vivem eternamente numa fantasia de que nunca crescerão e terão os pais a protege-los de qualquer arranhão. São frágeis, violentos e incapazes de aceitar contrariedades. Geralmente se tornam covardes e agirão como seus pais transferindo esse mal para a próxima geração.
Acredito que somos capazes de superar quaisquer obstáculos e realizarmos tudo a que nos dispúnhamos fazer. Nada é impossível. Temos um milhão de exemplos, desde aqueles mais banais até aqueles que influenciaram todo o planeta: Hitler e suas idéias, as bombas no Japão, a proliferação de armas nucleares. Embora nocivas são exemplos de ações que se tornaram reais e repercutem muito mais que as idéias e ideais de Sócrates, Confúcio ou Ghandi. Temos bons e maus exemplos. Compete a nós em nosso livre arbítrio escolher o caminho a seguir e arcar com as consequência da escolha. Pais devem orientar. Jamais impedir. Sempre auxiliar na retomada do caminho.

Um comentário:

  1. já é um passo dado para os seus textos... e realmente, apesar do texto em si estar bem claro, você mescla os temas...
    quem sabe depois do "desabafo" inicial as ideias não clareiem

    ResponderExcluir