Omar Talih


localizar

terça-feira, 30 de junho de 2009

SOMOS UM PAÍS DE GENTE FEIA

Sou um cara feio. Comum como a maioria das pessoas que conheço.
Viajando por diversos lugares, é visível a feiura de nossa gente. Pessoas desdentadas, cabelos em desalinho, expressão de sofrimento e nenhuma alegria estampada no rosto. Invariavelmente estão com a cara fechada e com ares de poucos amigos. Se disser que não há pessoas bonitas por ai, estaria cometendo uma grande injustiça. Há muitas beldades, tanto masculinas quanto femininas, mas são minoria e só as vemos nos anúncios, nas novelas e nas revistas; masculinas ou aquelas para o público feminino. São belezas de causar inveja e matar as mulheres de tanto fazer regimes. É motivo, creio, de frustração para os homens. Elas são quase inacessíveis, um sonho.
Mas, a feiura é o que predomina. Basta dar uma olhada a nossa volta e nos deparamos com obesos, relaxados, desleixados e sem preocupação muitas vezes com a higiene. O cheiro denuncia. Poderíamos ser mais agradáveis ao olhar daqueles que nos observam. Tomar banho, afinal, é uma necessidade num país quente como o nosso. E usar um perfume deixaria o ambiente mais habitável e gostoso quando se tem que passar várias hora ali.
A feiura em nosso país é uma questão de saúde publica: Melhor alimentação, melhor atendimento na saúde, melhor educação, levaria com certeza a população a cuidar melhor de si e a exigir que todos cuidassem daquilo que é um bem público: A imagem de cada um.
Se alguém esta feliz consigo mesmo, ela cuida do meio ambiente, mantém as coisas a sua volta em ordem e limpas. Se tratarmos de nossa aparência, seremos um pais mais feliz e com toda certeza menos feio que hoje.

Um comentário: