Omar Talih


localizar

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Por que nos casamos?



Essa pergunta deveria ser feita e debatida antes do evento.
Segundo a definição masculina; "Esposa é como piscina, o custo de manutenção não compensa o tempo que se diverte dentro dela". E para elas; "Marido é aquela pessoa amiga, companheira que ajuda a resolver todos os problemas que ela não teria se fosse solteira".
A verdade é que nos tratamos como objeto de posse um do outro. E os filhos são peças que pertencem aos dois e, são usados para chantagear um ao outro em situações corriqueiras e muito mais em caso de separação judicial (litigiosa). E por sermos seres culturais, este "aprendizado" passa de geração a geração, ganhando mais perversidade com o tempo.
Esperamos nas relações, um companheirismo que acrescente afeto, carinho e força a dois inteiros que se unem , formando algo maior. Mas dificilmente isto ocorre. Depois de anos de convivencia, não alcançando o objetivo, vem a separação, não importa se consensual, litigiosa ou informal, aquela onde se mora na mesma casa, dividi-se até a cama, mas há um fosso entre o casal, voltamos a pergunta: Por que casamos?

Eis alguns exemplos do erro cometido a séculos e que jamais deixará de ocorrer.

O primeiro ano é o mais difícil. Os restantes são impossíveis.

(Isidoro Loi)

Não te cases por dinheiro, podes conseguir um empréstimo mais barato.
(provérbio escocês)

Quando um casal de recém casados sorri, todo mundo sabe porquê.
Quando um casal com mais de dez anos de casados sorri, todo mundo pergunta porquê.
(anónimo)

O amor é cego, mas o matrimónio devolve a visão.
(refrão normando)

Quando um homem abre a porta do carro à sua esposa, podes estar certo de uma coisa: ou o carro é novo, ou a esposa.
(anónimo)

Casar pela segunda vez é o triunfo da esperança sobre a experiência.
(Samuel Johnson)

Na Antiguidade,os sacrifícios faziam-se no altar.
Actualmente esse costume perdura.
(Helen Rowland)

Estou apaixonado pela mesma mulher faz 40 anos.
Se a minha esposa souber, mata-me.
(Henny Youngman)

Os solteiros deveriam pagar mais impostos; não é justo que alguns homens sejam mais felizes que outros.
(Oscar Wilde)

Casar é bom. Morrer queimado é melhor.
(Fábio Gamboa)

Quando me casei, descobri a felicidade. Mas aí, já era tarde demais...
(Fernando - Batata - Raposo)

Casar é a metade do divertimento pelo dobro do preço
(anónimo)











4 comentários:

  1. Amei os bonequinhos do bolo..

    Bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  2. Amo muito meu noivo e fico triste com textos assim.. não que eu ache que isso não existe. Existe, de fato. Muitas pessoas se casam e eu sinceramente não imagino o porquê quando vemos o resultado.
    Eu e ele estamos juntos a quase 6 anos e nos damos muito bem, nos compreendemos, procuramos unir duas pessoas inteiras para formar algo maior, como você disse. Mas confesso que dividir sua vida intimamente com outra pessoa, conviver sobre o mesmo teto e aprender a lidar com isso parece ser bem difícil e requer paciência e compreensão.
    Não vejo o casamento como algo ruim, mas como algo a ser bem pensado e que necessita de um preparo. O casamento é um compromisso com o próximo... e um belo apoio ao longo da vida. Mas se não estamos preparado para isso podemos nos decepcionar.
    Espero estar certa quando for a hora! =)]

    bjoos

    ResponderExcluir
  3. Eu penso que quando as pessoas se casam ou simplesmente decidem viver juntas é porque nesse momento se amam e conseguem ver a vida a dois, mas infelizmente em muitos casos as coisas mudam, os casais deixam de comunicar, é cada um por si, cada um com os seus problemas com os seus amigos, quando as pessoas se unem por uma paixão e o fogo acaba se não existir uma estrutura forte chamado amor que partilha que une que ajuda a passar os momentos menos bons tudo acaba.
    A culpa penso ser sempre dos dois

    ResponderExcluir
  4. Como a gnt pode ver aí acima, há controvérsias. Mas me parecem ser apenas posições femininas, que são sempre mais esperançosas... mais empolgadas com a vida conjugal.. enfim, mais gatas borralheiras sonhando ser cinderelas.

    Mas para mim casar é assumir que você é capaz de conviver, em nome do amor ou não, com uma pessoa que você não tem obrigação social de respeitar e até mesmo tolerar os defeitos. Não há laço de sangue, mas há outro tipo de laço que possibilita encontrar soluções e nos capacita na arte de conviver.

    Obrigada por mais uma visita.
    =D

    ResponderExcluir