Omar Talih


localizar

sexta-feira, 3 de julho de 2009

PRAGAS URBANAS... PRAGAS HUMANAS.

Há alguns dias, ouvi numa emissora de T.V. uma chamada sobre uma reportagem abordando o problema das "pragas urbanas" e os prejuízos que elas causam para a cidade: as doenças, a sujeira e os gastos do poder público com tais pragas. Sabemos dos danos causados por cupins quando invadem as casas e devoram tudo que é fabricado ou tem como matéria prima a madeira.
Os pombos que transmitem doenças, sujam os carros e infestam as praças, catedrais, hospitais e tantos outros prédios públicos. Os ratos que dispensam apresentação. Nos os conhecemos e sabemos dos danos causados por esta praga que se adapta a qualquer ambiente.
Mas analisando os danos causados por uma outra espécie de praga muito mais nociva que as outras todas juntas. O "homem": espécie humana que infesta este planeta. Não analiso aqui o mal em todos os cantos da terra, mas somente o causado na cidade. Os traficantes de todo tipo de drogas que espalham doenças, prejuízos, mortes e um enorme gasto com a mobilização de forças policiais para combate-los. Os viciados que infestam as ruas, sujam mais que os pombos, roubam, agridem as pessoas, cometem todo tipo de crime, transmitem doenças sexuais e outras tantas, além de ocuparem os hospitais e causarem enormes gastos com remédios e internações que não os tira da condições em que se encontram. Os policiais corruptos que mantém o ciclo vicioso e garantem a perpetuação de outras pragas urbanas como os traficantes de armas, ladrões de carros, sequestradores, assaltantes de toda espécie e paramilitares que usam de um poder que não lhes é constituído para ocupar as lacunas deixadas pelos governantes. Os políticos, uma espécie de praga com poderes para causar danos piores que os ratos. Os roedores apenas invadem um espaço para se alimentar do lixo deixado pela praga humana. Os políticos, com a corrupção e roubalheira do dinheiro publico, matam mais que qualquer doença causada por todas as "pragas" naturais. O "homem comum". Este talvez seja a pior espécie de praga existente no planeta.
Sorrateiramente e em silencio provoca mais danos ao meio ambiente e a vida na terra que qualquer outra praga que possa aparecer ou que tenha sido extinta.
Pensando bem, quem causa maiores problemas e deveriam ser controladas?
As pragas urbanas naturais ou a praga humana que as cria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário