Omar Talih


localizar

sábado, 2 de outubro de 2010

Punição ou racismo?

Tenho visto e recebido muitos e-mails nesta eleição, massacrando o Netinho pelas agressões contra a ex mulher e nos aconselhando a não votar nele, percebo que por trás da critica ferrenha de seu ato de violência há um outro ato não tão inconsciente que se mostra tão violento quanto as agressões infringidas por ele. Sabemos que há real possibilidade de ele ser eleito e termos um senador que vai incomodar o estabelecido no nosso tradicional sistema "democrático", onde só os 'letrados' e brancos são bons para fazerem politicas e criar leis. Muitos outros candidatos que pleiteiam a reeleição, são agressores de mulheres, vide Frank Aguiar e nunca foram cobrados por isto. Maluf é ladrão condenado e eleito ganha foro privilegiado e não pode ser preso. Há tantos Arrudas, Tumas, os que foram carrascos na ditadura e os que se associam a máfia chinesa e nunca foram tão perseguidos. As estatísticas dizem que a cada 15 segundos uma mulher é agredida no Brasil e temos visto que a lei Maria da Penha pouco tem valido para defende-las. Assim como criticam a candidatura do Tiririca, Maguila, mulher Pera, Cameron Brasil e outros tantos candidatos fora dos padrões, há uma atenção exacerbada em fatos que podem mudar os rumos de uma eleição, usando-se pesos e medidas diferentes para julgar um mesmo crime. Estamos em uma democracia e é direito de todo cidadão se candidatar a cargos eletivos assim como é direito não votar neles. O que me preocupa é que por trás de atitudes que aparenta sensatez, há um desejo de separação daquilo que é "Direito" do cidadão do que se quer manter no poder. A perseguição ao Netinho será apenas por ter agredido a mulher ou por ser negro e estar na frente de muitos mais "qualificados" que ele?

4 comentários:

  1. Vai saber... pelo fato dele ser bem popular, usam de tudo para derrubá-lo. Isso para todo mundo. Aqui no ES cansei de ver propagandas de ataque e mais ataques para diversos candidatos. Realmente não dá para saber quando as pessoas estão agindo com boa fé em uma época dessa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei o que pode ser, mas como você sou pessimista, acredito que o racismo pesa muito.
    Vixi! Esqueci, não posso dizer isso, no Brasil não há discriminação e vivemos em uma democracia racial.
    =p
    Ai ai..
    =**

    ResponderExcluir
  3. Discordo da sua argumentação, vivemos numa democracia arraigada de preconceitos, mas neste caso o sr. Netinho agrediu a mulher e não respondeu sequer ao processo penal, nisto habita a minha antipatia por ele; além do cargo para senador ser de grande importância dentro do modelo federativo que vivemos.Se elegemos o Netinho, continuaremos perpetrando um estado machista e que adimite que bater em mulher não dá em nada e nessa brincadeira, 40.000 mulheres por ano são assassinadas.Fiquei imensamente feliz por este sr não ter conseguido eleger-se.

    ResponderExcluir
  4. "Estamos em uma democracia e é direito de todo cidadão se candidatar a cargos eletivos assim como é direito não votar neles."
    Ma*, sei que estamos numa "racistocracia" e como disse é um direito que foi exercido. O que me assusta são os pesos e medidas usados para punir ou não pessoas que cometeram o mesmo crime. Dado Dolabela ganhou um milhão de presente da Record, Frank Aguiar foi eleito Deputado... há sim uma conotação racista na maneira como foi colocada a agressão, não estou dizendo que não deveria ser punido.

    ResponderExcluir